sexta-feira, julho 22, 2011

Team Princesses X Team Superheroes

Há algum tempo atrás eu estava entrando no meu condomínio depois do colégio e encontrei minha vizinha com sua netinha de apenas 5 aninhos. Ao me ver com o uniforme da escola ela disse: 'Eu também uso essa roupa' e então eu completei: 'Eu sei, já vi você lá no colégio, você gosta de lá?' e ela me respondeu olhando pro chão: 'Eu gosto, mas minhas coleguinhas não gostam de mim'. Fiquei assustada! Como pode alguém não gostar de uma menininha tão fofa como aquela, de cabelo enroladinho loiro e olhos tão azuis? Perguntei o porque e ela me respondeu com medo do que eu acharia daquilo.
'-É que todas as minhas amigas gostam de brincar de serem princesas, usam material escolar das princesas da Disney e se vestem de cor-de-rosa, e eu não sou assim, eu sou diferente. Eu gosto de caveiras igual ao meu pai e sou apaixonada por super heróis, minha mochila é do homem aranha e por isso elas zombam de mim, dizendo que eu sou um menino, mas eu não sou! Eu só sou uma menina que gosta de super heróis e eu não vejo nada de errado nisso.'

Que mundo estereotipado e ridículo! É arcaica a ideia de que "meninas usam rosa e meninos usam azul", estamos no século 21 e até quando vamos ter que conviver com esse preconceito?
Foi chocante para mim ouvir uma criança tão inocente falar com tanta tristeza na voz que é julgada ao 5 anos
de idade por simplesmente não gostar do que a maioria gosta.

Me abaixei pra ficar da altura dela e olhei fundo naqueles olhinhos, segurei sua mãozinha e disse: 'Escute o que eu vou te dizer, você não pode deixar de gostar do que gosta e nem de ser como você é só porque não agrada a maioria. Você é uma menina linda exatamente como é e se essas meninas debocham de você, elas não são suas amigas de verdade. Olhe pra mim, eu sou uma menina não sou?' ela fez que sim com a cabecinha, então continuei: 'Pois bem, eu amo super heróis desde pequena, prefiro mil vezes o Wolverine do que a Branca de Neve e isso não muda quem eu sou. Me promete que não vai mais ouvir essas meninas bobas e que pra sempre vai gostar de super heróis?' Ela abriu um sorriso enorme e depois me disse adeus em inglês, outra paixão nossa em comum.

A sociedade jamais deveria criar modelos de certo ou errado, afinal, não vale mais aquilo que te faz feliz? Não aprendemos desde cedo a respeitarmos um ao outro e sermos unidos independente da raça e dos ideias de cada um? E porque tudo isso é só teoria e não prática?



Ser único é muito mais divertido!


Team Superheroes !
Beijos, @thami_debroi

Nenhum comentário: