segunda-feira, abril 11, 2011

Sair de casa ou não?

Este é um ano que pra nós, meninas do blog, é o ano de mais mudança de todas as nossas vidas.
Logo terminaremos o Ensino Médio, entraremos numa faculdade (ou não haha) e completaremos os tão sonhados 18 anos.
Fazer 18 anos é o atestado de liberdade de qualquer jovem, porém é nessa idade que um balde de responsabilidades é jogado sob a nossa cabeça.
E quem nunca sonhou em sair de casa? Seja pra morar sozinho ou dividir com alguém, ter o seu próprio cantinho é algo que todas as pessoas, sem exceção, querem ter. Mas querer nem sempre é poder.
Primeiro que quando você mora sem seus pais, você não tem mais quem faça o jantar, pague as contas, lave sua roupa e tudo mais. Segundo que você precisa ter uma renda, e pra ter renda você precisa trabalhar. E você também vai precisar de uma dose de planejamento e paciência.
Não é fácil conciliar o estudo com o trabalho, é cansativo e abala o psicológico. Você vai ter uma casa que precisa ser limpa e organizada sempre, contas pra pagar, faculdade pra pagar, talvez também o financiamento do carro; e se a intenção não é depender dos pais então não faz sentido pedir ajuda pra eles nesse momento.
Por outro lado, a liberdade vai morar com você. Festinhas quando quiser, sem horário pra voltar pra casa ou pro namorado(a) ir embora.
Com um pouquinho de organização tudo conspira pra dar certo.
É só começar arrumando um emprego e dividindo um apartamento simples com alguma amiga, assim o orçamento não pesa tanto. Guardar dinheiro é crucial também! Nem que seja um pouquinho por mês, ponha uma parte em uma conta pra que caso precise tenha um lugar pra recorrer sem precisar pedir um help dos seus pais.


Os passos para a independência têm que ser dados aos poucos, sabe a velha frase que diz: "Não dar um passo maior que a perna" ?
Se planejar é a parte mais importante pra qualquer atitude que pretendemos tomar em nossa vida, temos que ver nossos objetivos pelos dois lados, saber que tudo tem seus prós e contras.
Novas experiências, boas ou ruins, tendem muito a acrescentar em nosso caráter. Então está esperando o que? Lute por aquilo que você quer e desfrute do delicioso sabor da vitória.

Beijos, @thami_debroi

Nenhum comentário: