terça-feira, janeiro 10, 2012

Desiderata

"Atravesse com tranquilidade o barulho e a pressa e lembre-se da paz que pode haver no silêncio. Tanto quanto possível, sem se render, relacione-se bem com todas as pessoas. Fale sua verdade com calma e clareza e ouça a dos outros. Mesmo os tolos e ignorantes também têm sua história.
Evite pessoas agressivas, elas são uma afronta para o espírito. Se você se comparar com os outros, poderá se tornar amargo ou fútil, porque sempre haverá pessoas melhores ou piores do que você. Aproveite suas realizações, assim como seus planos.                                                                    
Mantenha o interesse por sua própria carreira, não importa o quão humilde: ela é um verdadeiro bem nesses tempos que tanto mudam. Tenha cautela em seus negócios, pois o mundo está cheio de trapaças. Mas não deixe que isso cegue seus olhos para a virtude que pode existir nele. Muitas pessoas lutam por grandes ideais e, em todo lugar, a vida é cheia de heroísmo.
Seja você. Sobretudo, não finja afeição. Não encare o amor com cinismo, pois diante de toda aridez e desencantamento ele é perene como a grama.
Aceite com suavidade o conselho dos anos, entregando com graça as coisas da juventude. Cultive a força do espírito para protegê-lo em caso de súbita desgraça. Mas não se aborreça com conjecturas. Muitos medos nascem do cansaço e da solidão. Além de uma disciplina saudável, seja gentil consigo mesmo.
Você é parte do universo. Assim como as árvores e as estrelas, tem o direito de estar aqui. E, quer isso esteja claro pra você ou não, sem dúvida o universo está caminhando como deveria.
Assim, fique em paz com Deus, como quer que imagine que Ele seja. E, quaisquer que sejam seus fardos e aspirações em meio à confusão barulhenta da vida, fique em paz com sua alma.
Com toda sua falsidade, sua labuta e seus sonhos partidos, o mundo ainda é belo. Seja alegre. Lute para ser feliz."
- MAX EHRMANN.

@maaaricg

Nenhum comentário: